segunda-feira , 20 maio 2024
Home / Cafeicultura / Sacas do café arábica e do robusta sobem 200 reais em abril

Sacas do café arábica e do robusta sobem 200 reais em abril

cafe maos peneira lavoura

Os preços do café registraram um aumento durante o mês de abril, com as médias dos indicadores do café arábica e do robusta saltando cerca de 200 Reais por saca de 60 quilos em relação ao mês anterior (março/24), segundo dados da CEPEA/ESALQ. Este movimento ascendente no mercado de café é reflexo direto de diversos fatores, incluindo o câmbio favorável, preocupações em relação aos estoques globais do grão e, especialmente, as intensas valorizações do robusta.
Conforme dados do Cepea, o impulso aos preços do arábica é impulsionado pelo cenário cambial, preocupações quanto aos estoques mundiais do produto e, principalmente, pela forte valorização do robusta. Este último, aliás, alcançou uma média em abril que estabeleceu um novo recorde na série histórica do Cepea, que teve início em 2001 para essa variedade. Quanto ao arábica, os valores atingidos em abril foram os mais altos, em termos reais, desde setembro de 2022, levando em consideração o deflacionamento pelo IGP-DI de março de 2024.

A tendência de alta nos preços do robusta remonta ao último trimestre de 2023, sendo impulsionada pela demanda internacional aquecida pela variedade brasileira. Neste contexto, os levantamentos do Cepea indicam que os produtores estão mais estimulados e têm realizado um número crescente de negócios, tanto no mercado spot quanto para entrega futura (mercado a termo). Especificamente no mercado a termo, há negociações envolvendo o café da safra 2024/25 e até mesmo volumes da temporada 2025/26.

Fonte: Agrolink e CEPEA / USP ESALQ

Veja Também

Dia Luta Antimanicomial Manhuaçu (3)

Ato celebra o Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Manhuaçu

“Trancar não é tratar, a liberdade é o melhor cuidado”, essa frase ecoa sempre no ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *