sexta-feira , 10 maio 2024
Home / Cafeicultura / Maior café coado do mundo é de Brejetuba no ES

Maior café coado do mundo é de Brejetuba no ES

Maior café coado do mundo Brejetuba

Bastaram apenas uma xícara gigante, 700 kg de pó de café arábica e muita determinação para que fosse mantida a tradição do “maior café coado do mundo” até hoje na cidade de Brejetuba (ES), distante 122 km de Manhuaçu. O recorde teria sido registrado pelo Guinness Book em 2011,  mas foi superado no mesmo ano.

O resultado do trabalho rendeu 8.260 litros de café coado no último fim de semana, e ocorreu na cidade em um evento como parte da comemoração dos 28 anos de fundação do município. A cidade mantém o recorde brasileiro, atestado pelo RankBrasil em 2011 e que havia superado o do Guinness na época.

No último domingo (1º) foi comemorado o Dia Internacional do Café. Imagens da cidade de Brejetuba foram usadas em vídeo do Cecafé (Conselhos dos Exportadores de Café do Brasil) em legendas em inglês, espanhol, alemão, árabe, chinês, coreano, francês, italiano e japonês para celebrar a data. “Esse vídeo foi feito [quase] todo em nosso município falando da agricultura familiar”, ressalta o secretário.

 

Como o café é coado

Para que um café gigante seja preparado, é preciso uma estrutura fixa para que a xícara fique instalada, além de uma haste de madeira com altura de sete metros que vai segurar o enorme coador de 2,5 metros.

A confecção do utensílio gigante é feita pela família da funcionária pública Jamaica Maria. Ela, o pai Nei e o irmão Felipe Lázaro levam cerca de um mês para finalizar o coador.

“Ele é feito por várias camadas de tecido e para dar ainda mais sustentação tecemos uma rede com várias cordas”, explica. Esse tecido é do tipo de rede de futebol. Tudo isso para suportar o peso do café.

Um caminhão térmico é usado na festa para levar de uma caldeira a água que precisa estar acima de 96 ºC para preservar as características e sabores do café.

A água acaba sendo sugada por uma bomba elétrica do caminhão pipa para poder atingir a altura dentro de uma mangueira apropriada para suportar a temperatura da água jogada no coador: “Demora uns 10/ 20 minutos para a mágica acontecer e começar o show sensorial e de sabor que toma conta de todo o espaço”.

 Com 50 minutos ele já começa a ser servido.

Desta vez, os mais de 8 mil litros de café foram suficientes para servir pelo menos 2 mil cafezinhos para quem estava presente, mas as pessoas também puderam se servir, então a prefeitura garante que o número de cafezinhos é maior.

Do que sobra, há o resguardo do material e depois o pó é usado como fertilizante: “Sempre sobra cafés. Ele fica por um período na grande xícara e diminui com o tempo, depois é depositado em um grande buraco. Depois de seco, o pó é usado como fertilizante natural na lavoura.

Fonte: UOL

Veja Também

Policia Federal e CGU Controladoria Geral da Uniao

Operação Empáfia investiga obras do DNIT na BR-262 em Abre Campo

Nesta quarta-feira, 08/05, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deram ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *