domingo , 12 maio 2024
Home / Cafeicultura / Indústrias de café têm até julho para adequar as embalagens

Indústrias de café têm até julho para adequar as embalagens

cafe graos

De acordo com uma pesquisa do Instituto Agronômico em parceria com o Instituto Axxus e a Universidade Estadual de Campinas, 97% da população nacional consome a bebida. E para melhorar as informações na embalagem do café, a indústria tem até julho de 2024 para se adequar à portaria do Ministério da Agricultura que prevê mudanças nas embalagens de café torrado.

A regra entrou em vigor em janeiro de 2023, mas as marcas ganharam 18 meses para se adequar. O prazo está terminando e grande parte das empresas ainda precisam se adequar às novas recomendações. O objetivo é monitorar a qualidade do produto entregue aos consumidores, assim, os novos rótulos buscam garantir a qualidade do café torrado.

Algumas mudanças poderão ser percebidas diretamente pelo consumidor, já que estarão expostas nas embalagens, como: o tipo de café, o ponto de torra e os padrões mínimos de cafeína (quando descafeinado), extrato aquoso e a nota de qualidade global da análise sensorial oficialmente estabelecidos.

E como isso impacta o consumidor? Na análise da diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Napolitano Camilo, as alterações nas embalagens são importantes para melhor direcionar o consumidor. “A rotulagem de embalagens de café desempenha um papel essencial na orientação dos consumidores, fornecendo informações sobre a origem, qualidade, frescor e características nutricionais do produto, permitindo que façam escolhas de acordo com suas preferências e necessidades individuais”, destaca a diretora.

Os consumidores estão cada vez mais interessados na história por trás do café que consomem. A nova rotulagem das embalagens é uma oportunidade para explorar o design para destacar a origem do café, incluindo informações sobre a região de cultivo, fazenda ou cooperativa, e as histórias por trás da produção.

 

Fonte: Cerrado Notícias

Veja Também

Policia Federal e CGU Controladoria Geral da Uniao

Operação Empáfia investiga obras do DNIT na BR-262 em Abre Campo

Nesta quarta-feira, 08/05, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deram ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *