segunda-feira , 20 maio 2024
Home / Destaque / Deputado Subtenente Gonzaga propõe alterações para facilitar o voto do Policial Militar

Deputado Subtenente Gonzaga propõe alterações para facilitar o voto do Policial Militar

Não há eleição sem Polícia Militar, portanto não pode haver Militar sem direito de votar

Deputado Federal Subtenente Gonzaga

“O voto em trânsito, introduzido no Código Eleitoral pela Lei 13.165/2015, por iniciativa do Deputado Subtenente através do PL 8029/2014 está sendo objeto de debate no TSE, para discutir a minuta da resolução que regulamenta as eleições de 2022.

Já na eleição de 2018, ao regulamentar as eleições, o TSE exigiu que cada militar e/ou policial, deveria, através de formulário próprio fornecido pelo TSE, fazer a opção individual de votar em trânsito, já fornecendo também a opção do local que pretende votar.

No meu entendimento, o militar não tem condição de fazer a opção prévia, pelo simples fato de o mesmo não ter o domínio sobre o seu destino no dia da eleição, que em nome do interesse público, somente o Estado, através dos respectivos comandantes e chefes, tem a prerrogativa de determinar. Daí considerar que o § 3º do artigo 233A do código eleitoral, é eficaz, autoaplicável, e não fere o princípio da autodeterminação de cada cidadão exercer ou não o direito ao voto.

Em 2018, Minas foi o estado com maior número de militares votantes em trânsito, graças as nossas ações junto ao comando (e o empenho desses) para viabilizar. Não sabemos quantos ficaram sem votar, mas estimo que pelo menos mais 5.000 não puderam votar. Vou defender a eficácia do artigo 233A, a forma nele prevista de credenciar os militares para votar em trânsito, a partir do fornecimento ao TSE da escala de serviço. Entendo que essa forma preserva o direito individual de cada um, na medida em que ao mesmo não se obriga o voto. Ele pode justificar, caso queira”. Deputado Subtenente Gonzaga, que esteve em audiência pública, no TSE com o Ministro Luiz Edson Fachin, na manhã desta terça-feira, 23 de novembro.

 

Veja abaixo a manifestação já apresentada ao TSE pelo Subtenente Gonzaga, através do ofício 131:

Oficio Voto do Policial Militar Dep Gonzaga

 

Veja Também

Dia Luta Antimanicomial Manhuaçu (3)

Ato celebra o Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Manhuaçu

“Trancar não é tratar, a liberdade é o melhor cuidado”, essa frase ecoa sempre no ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *