Com o objetivo de promover uma reflexão profunda e propor ações práticas para o enfrentamento às discriminações, foi realizado, na manhã desta terça-feira (23/06), o 2º Seminário Municipal de Promoção pela Igualdade Racial. O evento deste ano trouxe como tema central o debate sobre o “Racismo Institucional”, reunindo um público diverso que lotou o espaço, com destaque para a participação ativa de estudantes e de diversos membros da sociedade civil organizada.
A mesa de debates foi conduzida pela professora Giuliane Quintino Teixeira e pela escritora Núbia Oliveira, que atuaram como palestrantes do seminário. Com um olhar atento e crítico sobre o tempo presente, elas chamaram a atenção do público para a necessidade de respeito e empatia, apontando a forma com que boa parte da sociedade ainda pratica o racismo de maneira estrutural e cotidiana.
A juventude marcou forte presença e trouxe um tom dinâmico e de renovação para as discussões. Além dos alunos da Escola do Futuro, o encontro contou com a participação de estudantes da Escola Estadual Carlos Nogueira da Gama, do município vizinho de Reduto, e de acadêmicos da Faculdade do Futuro. O seminário foi uma iniciativa conjunta organizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social e a Prefeitura de Manhuaçu.
O professor Luciano Lima, presidente do COMPIR, enfatizou que o foco principal do encontro é a juventude e destacou o poder transformador da educação. “Esse seminário, o foco principal são os estudantes. Porque quando você investe na educação, você terá um futuro de um país mais igualitário, de respeito mútuo e, a partir deles, que nós conseguiremos atingir esse caminho que nós traçamos.”
A psicóloga e coordenadora do CREAS, Jordanna Luiza, também ressaltou o impacto do evento como uma ferramenta de transformação e acolhimento para a comunidade local. “Foi um momento importante de diálogo, reflexão e fortalecimento das ações para promover uma sociedade mais igualitária. E hoje nós estamos aqui para refletir, orientar e encaminhar todos aqueles que participaram da nossa palestra da melhor forma possível.”
A prefeita Imaculada, que prestigiou o evento ao lado de outros representantes do município e convidados, reafirmou o compromisso da administração em apoiar as pautas de inclusão e direitos humanos. “Ver esse auditório cheio, especialmente com os nossos alunos da Escola do Futuro, nos enche de esperança e certeza de que estamos no caminho certo. O município se faz presente mais uma vez, prestigiando e apoiando iniciativas como esta do COMPIR, porque entendemos que uma sociedade mais justa só se constrói com diálogo, coragem e a união de todos nós”, afirmou a prefeita.
Ao final do encontro, os participantes avaliaram o seminário como um marco essencial para o fortalecimento das redes de apoio, conscientização e monitoramento das políticas de igualdade racial na região de Manhuaçu.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu
Cidades do Café Cidades do Café





