domingo , 4 maio 2025
Home / Destaque / Brasileiros com menor renda consomem mais arroz com feijão e menos industrializados

Brasileiros com menor renda consomem mais arroz com feijão e menos industrializados

arroz e feijão
A dupla campeã das mesas dos brasileiros, o arroz e o feijão tiveram retração no consumo na última década, conforme apurou o IBGE. Mas, separadamente, estes dois alimentos tiveram aumento de demanda. (foto Dragne Marius).

A Pesquisa de Orçamentos Familiares divulgada nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a tradicional combinação entre feijão e arroz perdeu espaço na mesa do brasileiro. Nos últimos dez anos analisados, de 2008 a 2018, o consumo de feijão passou de 72,8% para 60% e a presença do arroz, por sua vez, variou de 84% para 76,1%.

Quando analisadas as preparações em separado houve avanço nos dois itens. Os preparos com o feijão saltaram de 3% para 12% e aqueles utilizando o arroz subiram de 1,4% para 2,8%.

Mesmo com a queda os dois itens seguem sendo a base alimentar e os mais consumidos. De acordo com a pesquisa, o consumo médio diário de feijão (142,2 gramas) e arroz (131,4 gramas) só é inferior ao do café (163,2 gramas).

Nesta safra o Brasil colheu 3,1 milhões de toneladas de feijão, avanço de 5,4% com destaque para a variedade de cores, com 1,9 milhão de toneladas. No arroz foram 11,1 milhões de toneladas, alta de 6,6%, sendo 90% irrigado.

(IBGE)

Veja Também

viatura giroflex

Jovem escapa de assassinato pulando no Rio Manhuaçu

Um jovem de 22 anos tomou tiros enquanto cobrava por serviços prestados de colheita de ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *